Prova Encceja 2020

Prova ENCCEJA 2020

A prova Encceja 2020 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é uma excelente oportunidade para os jovens que não conseguiram concluir os seus ciclos de estudos dentro do prazo regulamentar. Então se você já se inscreveu ou pretende participar da próxima edição do Encceja saiba que poderá intensificar a sua preparação estudando pelas provas que já foram aplicadas. Essa é uma forma de se familiarizar com o modelo do exame e fixar melhor os conteúdos cobrados. E aí ficou interessado em saber todos os detalhes sobre a prova Encceja 2020? Então continue comigo.

Prova Encceja 2020
Prova Encceja 2020

Encceja 2020

Como uma espécie de evolução do Supletivo, os estudantes que fazem parte da Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem obter a certificação tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio, de forma gratuita, e com o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação).

Para isso é necessário que façam a prova Encceja 2020, a qual é aplicada uma vez a cada ano, geralmente no mês de agosto. Inicie seus estudos e comece a se preparar para o Exame, para receber o tão sonhado diploma de conclusão do ensino médio.

Encceja 2020
Encceja 2020

Prova Encceja 2020

As provas são aplicadas em dois turnos: manhã e tarde. Em ambas as modalidades de ciclo, todos os estudantes precisarão responder a quatro provas objetivas, sendo que cada uma delas contêm 30 questões de múltipla escolha e mais uma prova de redação. A definição dos turnos e provas foram as seguintes:

Ensino Fundamental

Período Matutino:

  • Matemática;
  • Ciências Naturais.

Período Vespertino:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira;
  • História;
  • Geografia;
  • Educação Física;
  • Artes.

Tema da Prova de Redação: “Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira”.

Prova Encceja
Prova Encceja

Ensino Médio

Período Matutino:

  • Matemática e as suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e as suas Tecnologias.

Período Vespertino:

  • Ciências Humanas e as suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e as suas Tecnologias.

Tema da Prova de Redação: “Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador”.

Como ter aprovação no exame?

Não custa lembrar que é necessário, para obter a Certificação desejada que o candidato tenha o seguinte aproveitamento:

  • Tirar no mínimo, 100 pontos em cada uma das disciplinas objetivas;
  • E nota mínima de 5 pontos na prova de Redação.

Um detalhe importante sobre a prova do Encceja que não posso deixar de mencionar é que o candidato não precisa fazer todas as provas, caso esteja devendo somente algumas matérias. Desta forma, se não foi aprovado em alguma matéria ou simplesmente a deixou de fazer deverá se inscrever somente nesta faltante para o Encceja.

Local da Prova Encceja 2020

O Exame do Encceja é aplicado em todo o território nacional e no exterior para os candidatos que residem fora do país. Desta forma, para saber exatamente qual é o local que deverá comparecer para fazer a prova Encceja 2020 é necessário que realize a consulta diretamente no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) que se pode fazer diretamente neste link.

  • Ao acessar o site acima, será preciso clicar em “Página do Participante”;
  • Informar os dados solicitados de acesso para conferir o endereço correto.

Assim como em outros exames é importante que o candidato imprima o “Cartão de Confirmação”, pois o mesmo deverá ser apresentado no dia da prova para que possa ter acesso a sala para realizar o exame.

Local da Prova Encceja 2020
Local da Prova Encceja 2020

Vale lembrar que após a finalização do processo de inscrição não é possível alterar o local da prova Encceja. Sendo assim, logo que se confere o endereço da prova é recomendável que se pesquise o trajeto e os meios de locomoção (caso não conheça) para evitar imprevistos e atrasos no dia, uma vez que não é tolerado atrasos.

Data da Prova

A prova do Encceja do ano anterior seguiu mais ou menos o mesmo cronograma dos outros anos. Sendo a prova realizada no mês de Agosto. Confira a seguir o período de inscrições e aplicação do exame:

Etapa Período
Inscrições 20 a 31 de maio
Aplicação 25 de agosto

Resultado Encceja 2020

O resultado da última prova do Encceja foi divulgado pelo INEP no dia 12 de novembro e os interessados puderam conferir os seus desempenhos na Página do Participante. Saiba como:

  • Acesse o site pelo link acima;
  • Informe seu CPF e senha;
  • Clique na figura exigida, como mostra na imagem abaixo;
  • Clique em “Enviar”.
Como Consultar Resultado Encceja
Como Consultar Resultado Encceja

Pronto! Agora você terá acesso ao resultado Encceja 2020.

Bom, agora que você está por dentro de como funciona o Encceja está preparado para o exame deste ano?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *